top of page

Quintal Inicial

A Escola Eliezer Porto, localizada no povoado Brejo, em Lagarto, atende cerca de 282 alunos nos turnos da manhã e da tarde. Agora, a escola se prepara para receber a implantação de seu Quintal Produtivo, um espaço vivo que une aprendizagem, cuidado com a natureza e práticas sustentáveis.

O início das atividades está previsto para o dia 22 de outubro, marcando o começo de um novo ciclo de experiências coletivas.

20250917_105014.jpg

O Quintal será um lugar de convivência, produção e educação ambiental, onde estudantes, professores e a comunidade poderão se envolver no plantio e no cuidado da terra.

Mais do que um espaço verde, o Quintal Produtivo da Escola Eliezer Porto será um laboratório aberto para aprender com a natureza e cultivar transformação!

20250917_105618.jpg

Em outubro demos início à preparação da terra e implantação dos primeiros canteiros no sistema Quintais Produtivos, introduzindo espécies como banana, mamão, jaca, amora, gliricídea, moringa, eucalipto, margaridão, algodão da praia, dracena, capim-santo, feijão de porco, milho negro e girassol. Nas próximas semanas ampliaremos a diversidade com abacaxi, macaxeira e outras plantas, além de iniciar atividades integrando compostagem e arte com os alunos e a comunidade.

20250917_105640.jpg

Em 22 de Outubro, demos início à implantação do sistema Quintais Produtivos na Escola Eliezer Porto, no Povoado Brejo, começando pelo desenho e posicionamento das espécies iniciais. O plantio foi composto principalmente por plantas de serviço, como moringa, margaridão, gliricídea, eucalipto, banana e feijão de porco, além de espécies alimentares e ornamentais como abacaxi, girassol, jaca, mamão, cúrcuma, dracena e érika. Realizamos a capina da área, seguida do preparo do solo, com amaciamento, adubação com esterco de boi e cobertura com capim-açu. Durante todo o processo, contamos com a ajuda de alguns alunos curiosos e do vigilante Jacó, que contribuíram com entusiasmo para o início desse novo quintal produtivo.

No dia 29 de Outubro, realizamos a revisão do cultivo implantado na semana anterior, reforçando o solo com matéria orgânica para melhorar sua vitalidade e estrutura. Também fizemos o plantio de 16 novos pés de abacaxi e a semeadura de girassóis e feijão de porco, ampliando a diversidade e fortalecendo o desenvolvimento do sistema Quintais Produtivos na escola.

20251029_163051.jpg
20251029_142105.jpg

As atividades de voluntariado nesse quintal envolvem o preparo inicial da terra, implantação de canteiros, manejo e cobertura do solo. Quem desejar colaborar também pode apoiar através de doações de mudas, sementes e adubo orgânico, fortalecendo a construção coletiva desse espaço que une educação, sustentabilidade e participação comunitária.

bottom of page